Pascom

Vamos falar sobre comunicação! Pra começo de conversa, podemos observar que tudo na vida se comunica. Tudo interage. O universo é um grande “bate-papo” da vida. Deus, criador de tudo, realiza-se com nossas boas relações e se manifesta através delas. É lindo perceber, por exemplo, que as flores grudam seu pólem nas abelhas que pousam sobre elas para que sirvam de canal de fecundação quando pousarem em outras flores. Árvores dão seus frutos aos pássaros que espalham suas sementes por novos terrenos. Quantas vezes, ao visitar um campo, chegamos em casa com a calça ou tênis cheios de carrapicho. São sementes de plantas que pegaram uma “carona” na gente. As espécies se comunicam entre si. Poluição = Enchente. A natureza também responde às nossas provocações. Tudo no mundo se comunica. Por isso, o salmista clama “Tudo que respira, louve o Senhor” (Sl 150,5b).
Assim como tudo que há no mundo se comunica, Deus também se comunica conosco. E se utiliza de várias formas para fazê-lo. Dentre elas, está Sua palavra expressa através das sagradas escrituras.
A bíblia não é um livro de ciência, é um livro de culto, e nela há verdades profundas e lindíssimas. Fazer um passeio pelas páginas da bíblia é um convite às mais diversas emoções. Como nos gêneros de filmes, encontramos nela, romance, suspense, drama, aventura... enfim, todo tipo de situação. Mas, mesmo contendo toda essa riqueza de conteúdo, porque a mensagem contida nas sagradas escrituras ainda é algo tão distante da maioria das pessoas? Muitos dizem conhecer a bíblia, inclusive se dizem católicos, mas não conseguem adotar em suas vidas os preceitos nela contidos. Não conseguem viver a vida proposta por Deus.
Assim como todo aparelho eletrodoméstico que vem com um manual de instruções de seu fabricante para que se possa obter dele o melhor desempenho, nós também temos na bíblia nosso manual, que nos ensina como “funcionar” direito. Se em nossa vida existe discórdia, mágoas, ódio, frustração, tristeza e sofrimento, ou seja, se estamos apresentando “defeito”, talvez seja porque não soubemos utilizar bem nosso manual. Podemos ir mais além. Por que será que a maioria das pessoas não sente motivação a viver a Boa Nova do evangelho? Porque parece ser mais fácil e prazeroso viver uma vida de pecado a viver uma vida de santidade?
Evangelho deriva da palavra grega euangelion, significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "feliz notícia”. Mas o que acontece quando ligamos a TV no noticiário, acessamos a internet ou abrimos o jornal? Crimes, terrorismo, miséria, fome, corrupção, desastres, calamidades, erotismo, fofocas e superficialidades.  Onde estarão as boas notícias? Onde está Deus?
Fazendo um passeio pela cidade, percebemos como estamos mergulhados num mundo de comunicação. São sinais luminosos, apitos, buzinas, alto-falantes, placas, cartazes, letreiros, etc. Como distinguir o que é ruído e o que é informação? Barulho ou mensagem?
 Para encontrarmos as respostas destes questionamentos, vamos partir do exemplo da experiência que creio que todos já tivemos. Numa ocasião qualquer, você liga a TV e está assistindo seu programa preferido. Subitamente, você vê aquele artista que você admira, acha bonito e talentoso, fazendo a propaganda de um determinado produto.  Você nunca ligou para aquele produto, mas naquele momento lhe pareceu a coisa mais legal do mundo para se obter. Aquele artista falou com tanta convicção! Disse que fazia uso daquele produto em sua vida particular e isso contribuiu para que ele, ou ela, tivesse aquela pele, aquela cabelo, aquele sorriso, aquele corpo, aquela alegria, aquele status, enfim... é a receita do seu sucesso. Pronto! Daquele dia em diante, aquele produto passou a ser prioridade em sua vida. Você nunca precisou daquilo, mas agora não pode mais viver sem ele. Passou a ser seu sonho de consumo. E quando você consegue obtê-lo (se consegue obtê-lo), perceberá que todo o esforço no investimento não adiantou muito. Você ainda não ficou muito parecido com seu ídolo. Faltou mais alguma coisa. Daí você continua sua busca, continuará procurando satisfação. Talvez a resposta possa surgir no próximo comercial.
 Existe um ditado que dizem sobre a qualidade do anúncio da Palavra de Deus: “Proclamam a Verdade como se fosse uma mentira, enquanto outros proclamam a mentira como se fosse a verdade”. Aqui está a primeira resposta: A boa nova precisa ser anunciada com PROPRIEDADE.  Num mundo que uso todo tipo de artifício para persuadir as pessoas ao consumo e a ideologias, a Palavra de Deus precisa ser proclamada com entusiasmo e alegria. Não é só uma mensagem “bonitinha” que vai fazer a diferença no coração das pessoas. O reino de Deus precisa ser um anúncio fervoroso, acompanhado de sinais (Mt 16, 17-18), que realmente mostrem que vale a pena optar por ela. Precisa ser algo que motive a pessoa a querer deixar uma vida de pecado, de vícios e de falsos prazeres para optar por uma vida muito, mas muito, muito, muito mais vantajosa que é viver em Deus. Precisa ser realmente convincente. Precisa ser proclamada como algo experimentado, vivido e latente em nós. Expresso com poder e autoridade, testemunhado por quem realmente vive o que prega.
 Pense nos jovens, por exemplo. Como posso convence-los de que é mais legal e divertido ser de Deus? Estão mergulhados num mundo de aparências. Vivem na era da imagem. Como falar então de um cara barbudo e cabeludo chamado Jesus? Como aproximá-los Dele?
A mídia têm sido cruel com a Igreja. Dogmas têm sido colocados em cheque nas novelas, filmes e minisséries. Tudo que é polêmico gera maior audiência e, consequentemente, maior lucro para as emissoras na hora de vender espaços publicitários. Na novela, por exemplo, o padre é mostrado como um velho patético e ranzinza que cuida de uma igrejinha, ou se é jovem, é aquele personagem que vive uma paixão proibida por uma mocinha, colocando os telespectadores em agonia e criando ilusão de achar que estão em plena condição de emitir juízo sobre o celibato. Os noticiários também se fartam com qualquer “bola-fora” causado por algum membro do clero. Nunca mostram jovens alegres que vivem com entusiasmo sua fé, nem religiosos que encontram plena alegria em suas vocações. Isso não dá ibope. Dá-se mais crédito a um livro ou filme que traz alguma “revelação bombástica” do que à bíblia, os documentos milenares da Igreja ou a Santa tradição. E por aí vai se engrossando a lista da mídia que desvirtua, com filmes, revistas, livros, músicas, etc.
Como fica a cabeça do jovem que não teve uma catequese apropriada e nem recebeu uma educação cristã básica de seus pais quando vê tudo isso. Afinal, tudo que aparece na mídia nos parece ser a verdade. Não somos treinados a pensar sobre os interesses que manipulam as informações que nos são apresentadas. Somos sim, dados ao veredicto nas conversas de mesa de bar. Lá parece que todo mundo é doutor em tudo que é assunto.
 Uma coisa é certa e clara: cada vez mais o homem tem tido sede de Deus. E pela falta de oportunidade, de não encontrar Deus, acabam se entregando a todo tipo de paixões. “Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rom 10,14). Percebendo isso, é que a CNBB lançou o projeto de evangelização QUEREMOS VER JESUS: CAMINHO, VERDADE E VIDA, para este novo milênio. As pessoas querem realmente ver Jesus, não um Jesus teórico ou histórico, mas um Jesus vivo, ressuscitado, presente hoje e atuante em nossas vidas. É esse Jesus, essa “feliz notícia”, que precisa ser anunciada aos quatro ventos. E isso é dever consequente de todos nós que tivemos a graça oportuna de conhecê-lo de forma pessoal.
 Uma vez que falamos de conteúdo, podemos agora falar de técnica.
Na época de Jesus, não existia microfones, nem caixas de som, nem TV, rádio ou internet. No entanto a boa nova foi anunciada com eficácia e, por conta disso, eu e você somos hoje CRISTÃOS. Jesus também se valeu de técnicas para pregar. Subia no monte ou na barca para projetar melhor sua voz e ser ouvido por toda a multidão. Usava de exemplos comuns ao povo simples, as parábolas, a fim de explicar o reino de Deus e ser entendido por eles. A moeda, o peixe, os pássaros, o samaritano, a figueira, etc, eram elementos alegóricos para a evangelização. Jesus tinha uma criatividade surpreendente. Mas, acima de tudo, Jesus era o mensageiro e a própria mensagem.
A palavra proclamada tinha um efeito avassalador porque poderia ser dita à multidão, mas sempre tocava a cada um de modo pessoal. A comunicação interpessoal sempre será mais importante que todas as aparelhagens modernas. É no comprometimento de pessoa a pessoa que se cria a relação de amor, plena manifestação de Deus.
Hoje temos o que chamamos de mas media, ou meios de comunicação de massa. Amplamente utilizado no mundo inteiro. Persuadindo e moldando os valores da humanidade. Podemos observar, por exemplo, que em nossa própria casa, em nossa sala de estar, tudo está voltado para o televisor. A TV é o centro da casa. É o nosso “lugar de culto”. Em frente dela passamos horas a fio, absorvendo todo tipo de informação. Se fizermos uma análise da qualidade dessa informação, qual seria o resultado? Teríamos aprendido mais? Nos levantamos mais cultos do sofá?
É inegável a falta de conteúdo dos meios de comunicação.  É inegável também que esses mesmos meios de comunicação, também estão à nossa disposição para o anúncio do evangelho. Falta-nos o preparo e a coragem.
Em nossas paróquias, comunidades e movimentos precisamos mobilizar ações para viabilizar e ganharmos os espaços da mídia. A Palavra de Deus precisa estar na TV, no rádio, na internet, na revista, no jornal, no mural, enfim, em todo lugar. Enquanto muitos estão erguendo igrejas, o mundo está erguendo antenas, e falando a um público que não vai à igreja. Precisamos lançar as redes em águas mais profundas. Necessário, porém, é o preparo para isso. Evangelizar com uma linguagem moderna e adequada a públicos específicos. Assim como Jesus, que discursava com habilidade e adequava o anúncio do reino ao simples pescador ou aos sábios do templo. A mensagem, utilizando-se do meio que for, seja pela voz, pela imagem, pela música, enfim, precisa ser a manifestação da presença de Jesus no meio de nós que alcança o coração das pessoas em suas realidades de vida, sem, contudo, lançar mão da qualidade e profissionalismo.
E a coragem? Penso nos apóstolos reunidos no cenáculo. Com medo de tudo e de todos, estavam lá, escondidos em oração. Tinham perdido seu mestre, depois o viram ressuscitado, e agora Ele havia de cumprir a promessa de não os deixar órfãos (Jo 14,18). “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4).

O Espírito Santo, o dom gratuito do Pai, o mesmo Espírito que desceu sobre os apóstolos e os batizou naquele dia, e os fez intrépidos evangelizadores que não temiam nem mesmo a morte, também está disponível a nós hoje. Nos impulsiona, nos enche de coragem e nos faz profetas e evangelizadores. Através Dele, podemos proclamar o evangelho na linguagem necessária ao entendimento dos povos e nações. O mundo precisa de “línguas de fogo” que, com sua mensagem, incendeie o coração das pessoas e os faça novas criaturas. Filhos e filhas de Deus. Para que o mundo diga, como os discípulos de Emaús: 
 
“Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32).

Comunicar é algo natural dos seres vivos. Comunicar o evangelho é vital para quem experimentou o amor de Deus. Seja você também um comunicador da boa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário