terça-feira, 10 de maio de 2016

Maria “Rainha de Maio”: Igreja nos Estados Unidos apresenta site especial para o mês mariano

Gaudium Press - 2016/05/09
Maria ?Rainha de Maio? Igreja nos Estados Unidos apresenta site especial para o mês mariano.jpg
Washington - Estados Unidos (Segunda-feira, 09-05-2016, Gaudium Press) "Como Mãe de Deus, Virgem Maria tem uma posição única entre os Santos, de fato, entre todas as criaturas. Ela é exaltada, e ainda assim segue uma de nós". Isto é o que recorda a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) por ocasião do mês de maio dedicado à Virgem Maria.
Para aprofundar no lugar primordial que Nossa Senhora tem na Igreja, e com o objetivo de comemorar o mês mariano, o organismo eclesial norte-americano dispôs a partir do seu website um especial dedicado à Mãe de Deus, Maria "Rainha de Maio".
Nele se incluem três seções: perguntas frequentes sobre Maria, onde se resolvem questões sobre por quê Maria tem um papel especial como medianeira e de que maneira a veneração à Maria e aos santos se relacionam com a adoração a Deus; um glossário mariano onde se expõem o significado de palavras como anunciação, assunção, a Ave Maria, a Imaculada Conceição, o Magnificat, entre outras; e uma oração para a solenidade da Imaculada Conceição.
O site especial também faz referência à Constituição Dogmática "Lumen Gentium" sobre a Igreja, particularmente do trecho dedicado à Santíssima Virgem que fala dela como Mãe de Deus e no Mistério de Cristo na Igreja.
Ali se recorda: "a Virgem Maria (...) é reconhecida e venerada como Mãe de Deus e do Redentor. Redimida de modo eminente, em previsão dos méritos de seu Filho, e unida a Ele com um vínculo estreito e indissolúvel, está enriquecida com a suma prerrogativa e dignidade de ser a Mãe de Deus Filho, e por isso a filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo; com o dom de uma graça tão extraordinária supera de longe a todas as criaturas, celestiais e terrenas. Mas por sua vez está unida, na estirpe de Adão, com todos os homens que necessitam de salvação; e não somente isso, 'mas que é verdadeira mãe dos membros (de Cristo)..., por ter cooperado com seu amor a que nascessem na Igreja os fiéis, que são membros daquela Cabeça'".
A USCCB igualmente recorda que Maria tem um lugar especial dentro da Igreja, porque ela "abraça a vontade de Deus e livremente elege cooperar com a graça de Deus, cumprindo assim um papel crucial no plano de Salvação de Deus".
Além disso, expõem que por séculos, "a Igreja percorreu a Virgem Maria com o objetivo de estar mais próximo de Cristo", pelo que existem muitas formas de devoção a Ela que nos aproximam ao seu Filho. "Nestas devoções a Maria, 'enquanto a Mãe é honrada, o Filho, por quem todas as coisas tem seu ser e nas quais se agrada ao Pai que habita em toda plenitude, se conhece com razão, é amado e glorificado", explicam.
"A Igreja a honra como a Mãe de Deus, vê nEla um modelo de perfeita discípula, e pede suas orações a Deus em nosso nome", conclui a USCCB. (GPE/EPC)

2 comentários:

  1. se maria é ma~e de deus quem é o pai de deus haja vista que o filho que nasceu de seu ventre é deus então ele é pai dele mesmo,já que ele é filho de deus.

    ResponderExcluir
  2. Muitos ficam surpresos de saber que a Bíblia não fala muito sobre Maria. Diz pouca coisa sobre sua formação, menos ainda sobre sua personalidade e absolutamente nada sobre sua aparência. Mas o que a Palavra de Deus diz a seu respeito revela muito sobre o tipo de pessoa que ela era.

    Para conhecermos Maria, precisamos olhar além das muitas ideias preconcebidas que várias religiões divulgam a seu respeito. Então, vamos desconsiderar suas inúmeras figuras retratadas em pintura, mármore ou gesso. Vamos desconsiderar também a teologia complexa e os dogmas que deram a essa mulher humilde os elevados títulos de “Mãe de Deus” e “Rainha do Céu”. Em vez disso, vamos nos concentrar no que a Bíblia realmente diz sobre ela. As Escrituras nos ajudam a ter uma compreensão inestimável da fé que essa mulher tinha e de como podemos imitar essa fé.

    ResponderExcluir